Cremação
É um processo que, através da autocombustão, transforma um corpo em restos cremados.
A OPÇÃO PELA CREMAÇÃO
A cremação apresenta-se como uma tendência, e uma solução para o problema da lotação e falta de segurança nos cemitérios tradicionais. Além disso, isenta de custos futuros como anuidades ou manutenção cemiterial. A cremação é a melhor opção para quem quer fazer da despedida uma boa recordação.
DESTINO DOS RESTOS CREMADOS
O destino final das cinzas é uma decisão particular da família. A mesma dará a destinação que melhor lhe convier.
URNAS
São recipientes destinados à acomodação dos restos cremados. Possuem formas e tamanhos variados e podem ser encontradas de diferentes materiais.
MEIO AMBIENTE
Atualmente a cremação é o processo que oferece o menor risco ao meio ambiente, assim, todos os crematórios que a Funerária Madre Teresa é conveniada, possui infraestrutura necessária para realizar o processo de cremação sem dano algum ao meio ambiente, conforme as determinações do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
PRAZO PARA A CREMAÇÃO
A única determinação legal referente ao processo de cremação, é de que sejam aguardadas 24 horas do óbito. Algumas crenças exigem que a cremação seja realizada após um período maior de tempo, circunstância essa que sempre é respeitada e cumprida.
CAIXÃO
O ataúde (caixão) é cremado juntamente com o corpo. Os ataúdes utilizados para este processo seguem uma determinação do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que os tornam “ecologicamente corretos” com a utilização de tintas e vernizes a base d’água e sem a utilização de plásticos, vidros e metais. Isso evita a liberação de possíveis poluentes durante a sua queima. E por a madeira ser de densidade leve em virtude da volatilização causada pelo calor, apenas 0,01% da madeira da urna resta no final do processo.
MORTE VIOLENTA
O corpo cuja origem do óbito tenha se dado de forma violenta só pode ser cremado com autorização judicial.
VELÓRIO
A cremação não dispensa velório, pois ele é sempre realizado respeitando as tradições e crenças da família.
CREMAÇÃO DE RESTOS MORTAIS
Corpos já sepultados podem ser cremados desde que obedeçam ao tempo mínimo de exumação (retirada dos restos mortais), conforme legislação de cada cemitério. Corpos cuja origem do óbito tenha se dado de forma violenta só podem ser cremados com autorização judicial ou transcorridos 20 anos da data do ocorrido.
INVESTIMENTO
Acione nosso plantão 24 horas através do telefone (51) 3722-7000 afim de esclarecer os valores da cremação, pois possuímos convênios com os crematórios de Porto Alegre, São Leopoldo, Viamão, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Santa Rosa e Santa Maria, ambos no Rio Grande do Sul.